FAQ
As 20 perguntas que devem ser feitas à publicidade
Chegou a hora de voltarmos a propor 20 perguntas sobre publicidade, marketing, mídia e a cultura popular.
- Se já é estranho que fábricas de cerveja e bebidas alcoólicas patrocinem corridas de automóveis, até que ponto devemos considerar ainda mais estranho que representantes da cerveja Coors Light tenham distribuído chaveiros com abridores de latas e garrafas, decorados com as cores da equipe de corrida da marca, em um bar?
- Quantos consumidores se sentirão tentados a adquirir a variante Vanilla Honey do Dial Yogurt Nourishing Hand Wash, produzida pela divisão Dial da Henkel, e experimentar a loção para mãos com sabor iogurte?
- Será que identificar as vencedoras como "Laura K.", "Sara H." e "Vicki H." não tira a graça de ganhar o concurso promovido pela Unilever e pela Ogilvy & Mather para que usuários comuns façam publicidade da linha Dove de produtos para cabelo?
- Até que ponto os executivos da Hennessy Cognac e de sua agência, a Berlin Cameron United, se sentiram embaraçados ao descobrir que "The Lost Weekend", o título de um comercial de 90 segundos veiculado em um site especial (http:/www.flauntyourtaste.com) da empresa, também é o título de um livro e filme sobre um escritor alcoólatra que passa por um apavorante porre de dois dias?
- Será que a Kraft Foods e sua agência, Nitro, decidiram usar um popular site de redes sociais em sua nova campanha porque o MySpace é o lugar perfeito para um encontro de Singles (uma marca de queijo da Kraft)?
- Se o futebol americano profissional um dia chegar a Toronto, como previu Mark Cohon, presidente da liga canadense do esporte, na semana passada, o time da cidade jogará na Liga Transnacional de Futebol ou na National Football League?
- Os computadores que vão começar a trocar e-mails sobre a divertida campanha da StrawberryFrog para a cerveja Foster's, que usa o tema "seja enorme", terão suas mensagens classificadas como spam?
- Será que os executivos que escolheram o nome da nova revista "Mary Engelbreit¿s Home Companion", do Belvoir Media Group, se lembram de uma antiga revista conhecida como "Woman's Home Companion"?
- Será que é certo que "United 93", o filme de 2006 sobre o avião seqüestrado em 11 de setembro de 2001 e derrubado na Pensilvânia depois de uma rebelião dos passageiros, seja exibido pelo canal de cabo ThrillerMax?
- Será que a popularidade de campanhas que empregam combinações de nomes de cidades e marcos geográficos, como New Sanfrakota, EiffelBen e Mumboston, para anunciantes como AT&T, Eurostar and Riverbed Technology, levará os críticos a classificar esses comerciais como irrinesquecíveis?
- As pessoas que receberem vales-presente da distribuidora de gasolina Citgo, que estão sendo promovidos em uma campanha de festas, vão se irritar diante de um presente tão prático ou ficarão espantadas com a generosidade de seus amigos, tendo em vista os preços atuais da gasolina?
- Falando em presentes, nessa era de festas, o que se pode dizer sobre adultos que vão a lojas como a KB Toys e compram para as crianças a quem precisam presentear bonecos de ação que representam os profissionais da luta livre, das linhas WWE Ruthless Aggresion e WWE Pay Per View, completos com "acessórios de batalha?"
- Por mais desesperados que os jornais estejam por receita publicitária, será que realmente precisavam distribuir um recente encarte dominical de uma empresa chamada Direct Source, que vende um ursinho de pelúcia "que solta pum" e atende por um nome vulgar?
- Agora que o rapper Common (comum, em inglês) estrelará alguns filmes publicitários do utilitário esportivo de luxo Lincoln Navigator, da Ford Motor, será que os fabricantes do carro vão pedir que mude seu apelido para "escasso"?
- Teria sido por coincidência que um panfleto de publicidade da rede de varejo Target, oferecendo "preços baixos em doces para o Halloween", também divulgasse uma promoção para diversas marcas de creme dental?
- O que alguém como Gary Sheffield, ex-jogador do time de beisebol New York Yankees, que em recente entrevista descreveu seu antigo colega de time, Derek Jeter, filho de pais de etnias diferentes, como "não inteiramente negro", vai pensar sobre uma nova fragrância da Avon chamada Derek Jeter Driven Black?
- Quantos leitores se sentiram surpresos ao descobrir um anúncio do utilitário esportivo Chevrolet Tahoe, da General Motors, com uma citação ("o verdadeiro líder não precisa liderar; basta apontar o caminho") de Henry Miller, autor de romances sexualmente explícitos como "Trópico de Câncer" e "Trópico de Capricórnio"?
- E quanto desses leitores se lembraram, por conta dessa citação, de um famoso anúncio chamado "os problemas da liderança", para outra marca da GM, a Cadillac?
- Com o fechamento, na semana passada, da brightspot.tv, que pagava a telespectadores para que vissem anúncios online, os visitantes do site serão redirecionados ao darkspot.tv?
- Será que os contra-regras em greve e os roteiristas em greve que dividem as calçadas de Manhattan dirão a um colunista publicitário passageiro, ou pelo menos de passagem, que ele faz perguntas demais para alguém que nasceu em Brooklyn?